Vivencie seu luto
Tentar disfarçar a tristeza não ajuda neste momento de grande perda. O luto é para ser vivido, ou seja, se você estiver com vontade de chorar, chore. Coloque para fora todos os seus sentimentos, seja de raiva ou de saudade. É preciso falar sobre o assunto.
Busque por redes de apoio
Grupos de apoio ajudam bastante no processo de luto, pois várias pessoas compartilham experiências semelhantes, o que gera uma sensação de pertencimento.
Procure a ajuda de um profissional
Após a perda de uma pessoa muito querida, principalmente de forma repentina, o acompanhamento psicológico ajuda a elaborar tudo o que a pessoa está sentindo. O primeiro ano sem aquela pessoa será muito difícil. Se você viveu realmente o luto, a tendência é que a dor da perda diminua com o passar do tempo, trocando a tristeza da ausência por lembranças boas.
Redescubra sua identidade
Perder alguém muito amado mexe demais com quem ficou. Pessoas que perdem filhos ou esposa/marido acabam passando por uma crise de identidade, já que o papel exercido anteriormente (de mãe/pai, esposa/marido) é encerrado de forma abrupta. Com o tempo, a identidade precisa ser reconstruída.